MANUTENÇÃO DE AVENIDA

Filomena Cartafina fica com Estado até o fim do ano, mas futuro é incerto

Gisele Barcelos
Publicado em 27/03/2024 às 21:28Atualizado em 28/03/2024 às 07:30
Compartilhar

Manutenção da avenida Filomena Cartafina deve permanecer sob responsabilidade do Estado, pelo menos, até o fim deste ano. A informação é do vice-governador Mateus Simões (Novo), que cumpriu agenda em Uberaba nesta quarta-feira para participar do anúncio da chancela do geoparque pela Unesco.

Desde o ano passado, Simões vem defendendo que, depois da obra de recuperação, a avenida Filomena Cartafina seja municipalizada e a conservação volte a ser responsabilidade da Prefeitura. No entanto, a proposta enfrenta resistência da prefeita Elisa Araújo (PSD).

Em entrevista à Rádio JM na quarta, o vice-governador salientou que o caminho para o Estado continuar responsável pela avenida Filomena Cartafina seria a concessão do trecho à iniciativa privada, mas a alternativa não está sendo cogitada pelo governo mineiro. “No mundo inteiro, estrada para estar mantida [em boas condições] é através de pedágio. Não tem nenhum projeto para incluir a Filomena no programa de concessões, mas para ficar conosco precisaria ser incluída”, declarou.

Vice-governador Mateus Simões concedeu entrevista ao programa Pingo do J nessa quarta-feira (Foto/Rafaella Massa)

Vice-governador Mateus Simões concedeu entrevista ao programa Pingo do J nessa quarta-feira (Foto/Rafaella Massa)

O vice manifestou que a concessão da Filomena Cartafina seria ruim devido ao trânsito diário de trabalhadores no trecho e de caminhões para atendimento às indústrias. Por isso, ele argumenta que a devolução da pista ao município é a solução mais acertada. “O Estado não tem condições de manter uma rodovia de alto fluxo sem pedágio”, posicionou.

No entanto, Simões admitiu que há entraves para a municipalização da rodovia devido ao custo de conservação da pista. Segundo ele, negociações ainda estão em andamento com a Prefeitura, devido à importância da via na atração de investimentos para o Estado. “A Filomena Cartafina faz a ligação com o Distrito Industrial. Não temos como simplesmente devolver à Prefeitura. Precisamos chegar a um acordo”, acrescentou.

Enquanto não há consenso entre as partes, o vice-governador afirmou que o Estado segue responsável pela conservação da Filomena Cartafina, pelo menos, até o fim deste ano.

Quanto aos problemas já verificados depois da entrega da recuperação da pista, Simões afirmou que os danos são efeito das fortes chuvas, mas declarou que a obra ainda está na fase de garantia e a empresa que executou o serviço fará os reparos na via assim que as condições climáticas permitirem. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por