Presidente do Convale, Renato Soares de Freitas, apresentou detalhes sobre a transferência dos serviços para a concessionária (Foto/Lúcio Castellano)
Concessionária assume, a partir de 9 de abril, a operação do gerenciamento regional do lixo. A data foi informada pelo presidente do Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande), Renato Soares de Freitas, ressaltando que um processo de transição do serviço já teve início em Uberaba na semana passada para evitar problemas na coleta de lixo da cidade.
Com o contrato de concessão já assinado em novembro do ano passado, Freitas explicou que a ordem de serviço agora foi expedida ao grupo vencedor para o começo efetivo da operação em abril nas oito cidades que fazem parte do projeto. Formado pelas empresas Soma Ambiental e a Seleta Ambiental, o Consórcio S foi o vencedor do leilão para prestar o serviço na região.
Questionado sobre possível risco de interrupção da coleta de lixo em Uberaba durante a fase de transição da concessão, o presidente do Convale descartou a possibilidade e argumentou que já houve início da estruturação para evitar problemas.
Segundo o presidente do órgão, a Prefeitura de Uberaba, inclusive, encerrou na semana passada o contrato com a Lara, até então responsável pela coleta e transporte do lixo, e o serviço começou a ser executado por uma das empresas integrantes do grupo vencedor do leilão.
Freitas posicionou que houve a organização dos caminhões e contratação de 136 trabalhadores para antecipar o atendimento a Uberaba, permitindo um período para identificar as necessidades locais e fazer adaptações até o início efetivo da concessão. “A empresa assumiu desde o início deste mês para que não tivesse risco de ter lapso na prestação de serviço no momento da mudança. A gente já fez com essa intenção. Para sanar eventuais dificuldades”, manifestou.
Para a medida, o Convale fez uma licitação de emergência. Integrante do grupo vencedor, a Seleta Ambiental foi a ganhadora do processo e contratada para executar o trabalho até que a concessionária assuma por completo o serviço dos resíduos sólidos, em abril.
Segundo o presidente do Convale, a empresa também já está atuando em Veríssimo, pois o município não tinha caminhão para continuar a coleta de lixo. No entanto, as cidades de Conceição das Alagoas, Sacramento, Delta, Planura, Campo Florido e Água Comprida permanecem ainda fazendo a coleta com sistemas próprios até a concessão entrar em funcionamento, em abril.