LEMBRETE

Governo de Minas começa a cobrar o CRVL 2023 a partir de 31 de agosto

Gisele Barcelos
Publicado em 13/07/2023 às 21:57
Compartilhar
O proprietário de veículo pode imprimir ou manter acesso em dispositivo móvel, assim como o agente de trânsito poderá dispensar a apresentação do documento, caso ele tenha acesso ao sistema  (Foto/Reprodução)

O proprietário de veículo pode imprimir ou manter acesso em dispositivo móvel, assim como o agente de trânsito poderá dispensar a apresentação do documento, caso ele tenha acesso ao sistema (Foto/Reprodução)

Governo de Minas começará a exigir dos motoristas a apresentação do CRLV 2023 a partir de agosto. Os prazos foram definidos de acordo com o número final das placas de identificação e estão descritos em portaria publicada este mês. 

Neste ano, os veículos com finais de placas um, dois e três têm prazo para licenciamento até o dia 31 de agosto. Já os veículos com placas finais quatro, cinco e seis devem renovar o documento até 30 de setembro. O prazo para os automotores com placas finais sete, oito, nove e zero é o dia 31 de outubro.

Durante as fiscalizações, o CRLV pode ser apresentado em dois formatos: impresso em papel comum ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O porte do documento poderá ser dispensado caso o agente de trânsito tenha condições de consultar o sistema para verificar se o veículo está licenciado. Comprovantes de pagamento das taxas e tributos não são válidos para comprovar regularidade do veículo.

O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) é o documento que comprova que o veículo está em condições de circulação, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Para ter acesso ao certificado, o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), o seguro obrigatório, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas devem estar quitados. 

O veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impedem a emissão do documento. Por meio do site www.detran.mg.gov.br, é possível verificar se existem pendências e, também, imprimir o CRLV.   

Segundo as informações do governo mineiro, quem conduzir veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado está sujeito à multa no valor de R$293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo para um pátio credenciado até a regularização.
Como acessar o CRLV. A impressão do documento pode ser feita diretamente no site www.detran.mg.gov, na aba “veículos”, clicando em “documentos de veículos”. 

Para acessar o documento, basta informar a placa, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e, por fim, o CPF ou CNPJ. A impressão deve ser de boa qualidade, em papel sulfite branco e no formato A4, com tinta preta, em página única, possibilitando a leitura do QR-Code.

O documento pode ser impresso a qualquer momento e quantas vezes forem necessárias. O serviço também está disponível no aplicativo MG App, no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por