O calendário para quitar a cota única vai de 3 a 7 de fevereiro, conforme o final de placa do veículo (Foto/Divulgação)
Após sanção de lei que adiou o vencimento do IPVA de janeiro para fevereiro, o governo mineiro publicou neste fim de semana a escala para pagamento do imposto em 2025. O calendário para quitar a cota única vai de 3 a 7 de fevereiro, conforme o final de placa do veículo.
Proprietários de veículos com finais de placas 1 e 2 têm até 3 de fevereiro para quitarem a primeira parcela ou cota única do tributo. Para carros com placas que terminam em 3 e 4, o vencimento do IPVA é no dia 4 de fevereiro.
Já no dia 5 de fevereiro é a data para o pagamento do tributo dos veículos com finais de placas 4 e 6. No caso das placas que terminam em 7 e 8, o vencimento será no dia 6 de fevereiro. Os demais devem pagar até o dia 7 de fevereiro.
A resolução publicada pela Secretaria de Estado da Fazenda tem efeito a partir do dia 1º de janeiro de 2025, quando interessados em antecipar o pagamento já poderão quitar o IPVA 2025.
A partir da data da publicação, proprietários de veículos que não concordam com a cobrança têm até 15 dias corridos para apresentarem recurso à Secretaria de Fazenda.
Abatimento. Os motoristas que optarem pelo pagamento à vista terão desconto de 3% sobre o valor do imposto.
O proprietário que pagou em dia todos os débitos do veículo nos anos de 2024 e 2023 ainda terá, automaticamente, o desconto extra de 3% do programa “Bom Pagador”. Ou seja, quem paga em cota única e ainda tem o benefício poderá deduzir 6% do IPVA.
Conforme a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), esses descontos estão ligados ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), e não ao CPF/CNPJ do proprietário. Por isso dependem da situação de veículo a veículo.