Eleição do vereador Lourival dos Santos (PCdoB) para a presidência da Câmara em 2008 sinalizou articulação
Eleição do vereador Lourival dos Santos (PCdoB) para a presidência da Câmara em 2008 sinalizou articulação política em apoio a Luiz Dutra (PDT) na disputa pelo cargo no biênio 2011/2012. Afirmação ao Jornal da Manhã é oriunda do socialista Antônio Lerin. Análise partiu após a leitura de matéria publicada na edição de sexta-feira (16) sobre a “tímida” movimentação nos bastidores políticos em torno da sucessão da Mesa Diretora.
Lerin afirmou que, na época da eleição, o mesmo grupo que votou em Lourival para presidente assumiu o compromisso de apoiar Dutra na eleição prevista para a primeira semana de dezembro. A “costura” dará ao postulante a metade dos votos do plenário, ou seja, sete. O processo de escolha da presidência, tendo o líder governista Cléber Cabeludo (PMDB) na disputa, terminou empatado, tendo Lourival dos Santos vencido por ser mais velho que o oponente.
O socialista afirmou estar no grupo que delegou apoio a Dutra, entretanto, não quis declinar nomes dos demais colegas participantes do compromisso verbal. Embora engajado na disputa para Assembleia Legislativa, ele deixou claro que “não está passando o carro na frente dos bois, apenas informando o compromisso assumido anteriormente”.