POLÍTICA

Hospitais filantrópicos poderão receber emendas parlamentares em ano eleitoral

Tito Teixeira
Publicado em 18/11/2023 às 13:51Atualizado em 18/11/2023 às 17:49
Compartilhar

Emenda à Constituição que permite repasses para instituições filantrópicas entra em vigor nesta segunda-feira (20) (Foto: Divulgação ALMG)

A Emenda à Constituição Estadual 114, que permite o repasse de emendas parlamentares a hospitais filantrópicos, mesmo em anos eleitorais, entra em vigor na segunda-feira (20). Em solenidade no Salão Nobre, ela será promulgada pela Mesa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A alteração na Constituição Estadual tem como objetivo evitar que o financiamento dos hospitais filantrópicos e instituições similares seja afetado nos anos eleitorais. Ela é oriunda da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/23, aprovada em definitivo no plenário da ALMG, no dia 8 de novembro. 

A Emenda 114 acrescenta ao artigo 160 da Constituição Estadual, que trata da apreciação pela Assembleia de projetos de natureza orçamentária, os parágrafos 20 e 21. 

O parágrafo 20 permite o repasse dos recursos das emendas parlamentares a hospitais filantrópicos e também a Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), asilos e outras organizações da sociedade civil. Esse mesmo dispositivo estabelece que o repasse deverá ser vinculado a instrumentos de parceria (como contratos e convênios) e não poderá envolver a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios à população ou a entidade privada. 

O parágrafo 21 estabelece que esse tipo de repasse não poderá ser recusado, assim como os atos necessários para sua concretização. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por