De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, a proposta será primeiramente submetida ao conselho local da ZPE
O titular da pasta ressaltou que o projeto seguirá para avaliação do Conselho Nacional de ZPEs em Brasília (Foto/Jairo Chagas)
Início de obras para instalação de primeira empresa na ZPE Uberaba pode ocorrer até julho deste ano, mas o pontapé na construção depende de aprovação do Ministério da Economia. Após a assinatura do protocolo de intenções na semana passada, a FertMinas agora precisa apresentar o projeto de investimento para análise na esfera municipal e também federal.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, a proposta será primeiramente submetida ao conselho local da ZPE, formado pela Prefeitura e os demais sócios da iniciativa privada.
Depois, o titular da pasta ressaltou que o projeto seguirá para avaliação do Conselho Nacional de ZPEs em Brasília. “Fazem toda uma análise porque a empresa vai ter vários incentivos fiscais e isenções. Então, tem que passar pelo crivo do ministério. A partir daí, ela pode começar a se instalar e pode operar quando terminar a construção”, afirmou, acrescentando que o mesmo trâmite deverá ser seguido por todas as empresas que decidirem se instalar na ZPE.
O secretário espera que a FertMinas possa começar as obras de instalação ainda no primeiro semestre deste ano, mas pondera que não há como cravar uma data para o pontapé na construção da unidade na ZPE Uberaba. “Precisa da aprovação formal do ministério para que a empresa possa começar a se instalar. Isso demanda algum tempo, ainda mais agora com a transição no governo federal e com muitos cargos ainda vagos em Brasília. Mas eu acredito que nos próximos 90 a 120 dias tenha condição de estar começado o serviço”, manifestou.
Especializada em aditivos para fertilizantes, a FertMinas já atua em Uberaba, mas projeta investimento em torno de R$30 milhões para a construção de unidade na ZPE local. A partir do início da construção, a estimativa para finalizar a obra é no prazo de até oito meses.
Pelo protocolo de intenções, a unidade será implantada em uma área de 15 mil metros quadrados. A empresa receberá três lotes de 5 mil metros quadrados para a instalação na futura ZPE. A perspectiva é empreendimento que gere 100 empregos diretos na cidade.