Uberaba (Foto/Divulgação)
Apesar de problemas com o sistema, Prefeitura já arrecadou até 10 de abril aproximadamente R$53 milhões de IPTU este ano. O balanço parcial foi apresentado pelo secretário municipal da Fazenda, Roberto Tosto, em entrevista à Rádio JM nesta quarta-feira (12).
Ao todo, R$104.287.660,68 foi cobrado de IPTU em 2023 para um universo de 189.237 imóveis pagantes. O montante já recolhido até segunda-feira (10) representa mais de 50% do total lançado para este ano. Mesmo com as dificuldades enfrentadas com o sistema de pagamento desde janeiro, o titular da Fazenda ressaltou que a arrecadação parcial já ficou bem acima da média histórica do município, que girava em torno de 35%.
Tosto afirmou que o montante arrecadado deverá aumentar ainda mais até o fim do mês devido à prorrogação do vencimento do imposto, anunciada ontem. O pagamento com desconto de 15% foi estendido até 20 de abril. Já o início do parcelamento sem desconto foi adiado para o dia 28 deste mês.
Quem ainda não pagou a cota única ou a parcela que venceria no dia 10 de abril, terá que imprimir novas guias para a quitação do imposto. A Secretaeia da Fazenda informou que a emissão poderá ser feita a partir de quinta-feira (13) no site da Prefeitura.
Quanto ao IPTU Verde, o secretário posicionou que o balanço parcial aponta que não houve tantas solicitações e o abatimento concedido como incentivo às calçadas arborizadas nak representa 10% do valor arrecadado até agora. No entanto, ele avaliou que o valor pode aumentar até o fim do ano.