NA VÉSPERA

Justiça Eleitoral define urnas para os testes de Integridade e de Autenticidade

Gisele Barcelos
Publicado em 04/10/2024 às 21:54Atualizado em 04/10/2024 às 22:11
Compartilhar
43 seções serão sorteadas em Minas Gerais para a realização dos testes, que consistem, inclusive, na simulação de votos (Foto/Agência Brasil)

43 seções serão sorteadas em Minas Gerais para a realização dos testes, que consistem, inclusive, na simulação de votos (Foto/Agência Brasil)

Justiça Eleitoral realiza audiência neste sábado (5) para definir 43 seções eleitorais em Minas Gerais que terão urnas auditadas por meio do Teste de Integridade e do Teste de Autenticidade. As regiões do Triângulo Mineiro e do Alto Paraíba, que representam 11,47% do eleitorado do Estado, terão dois equipamentos submetidos aos procedimentos, mas não foi informado em quais cidades.

Do total de 43 urnas, 30 serão submetidas ao Teste de Integridade – elas poderão ser indicadas pelas entidades fiscalizadoras ou sorteadas. Outras três passarão pelo Teste de Integridade com Biometria.  

Essas urnas são trazidas para a sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no mesmo dia da audiência e substituídas por urnas eletrônicas de reserva das respectivas zonas eleitorais. As urnas do interior serão transportadas por duas aeronaves da Polícia Militar de Minas Gerais e as da capital e região metropolitana serão recolhidas por veículos da Justiça Eleitoral.

Cédulas de papel serão preenchidas com votos em candidatos reais do município de cada seção eleitoral escolhida e serão colocadas em urnas de lona no decorrer da tarde do dia 5. Logo após, essas urnas serão lacradas. No dia da eleição (6), os votos de cada urna de lona serão replicados nas respectivas urnas eletrônicas. Ao final do dia, será feita a apuração dos votos de papel e o resultado vai ser comparado com o que está no boletim da urna eletrônica associada a cada urna de lona.

Já no Teste de Integridade com Biometria, que será feito com três urnas das seções localizadas na Escola Estadual Pandiá Calógeras, em Belo Horizonte, a reprodução dos votos nas urnas eletrônicas é feita com o emprego das impressões digitais de eleitores voluntários.

Se o eleitor concordar em participar, será assinado um termo de consentimento para uso da biometria exclusivamente para o Teste de Integridade. Os votos registrados nas urnas eletrônicas durante o Teste de Integridade não são computados no resultado oficial da eleição.

Outras dez urnas passarão pelo Teste de Autenticidade, que acontece no dia da eleição, nas próprias seções eleitorais. Antes da impressão da zerésima, será emitido um relatório contendo os resumos digitais e assinaturas dos programas instalados na urna. Essas informações poderão ser conferidas com as que estarão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para checagem se são os mesmos sistemas assinados na cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais. (GB)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por