300 UNIDADES

Justiça Eleitoral inicia a produção de novas urnas eletrônicas para 2024

Gisele Barcelos
Publicado em 06/05/2023 às 17:36Atualizado em 06/05/2023 às 17:52
Compartilhar
Os equipamentos estão sendo produzidos em fábrica na cidade de Ilhéus, na Bahia, e testados no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (Foto/Divulgação)

Os equipamentos estão sendo produzidos em fábrica na cidade de Ilhéus, na Bahia, e testados no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (Foto/Divulgação)

A 17 meses da eleição municipal de 2024, Justiça Eleitoral deu início na última semana à produção das novas urnas eletrônicas (modelo UE 2022). O lote inicial será de 300 unidades, que serão fabricadas até o fim de maio.

A produção das novas urnas este ano está sendo feita em uma fábrica na cidade de Ilhéus (BA) e uma equipe da Coordenação de Tecnologia Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está presente na unidade para fiscalizar o processo produtivo.

O Tribunal ainda informou que todos os lotes de novas urnas eletrônicas passarão por uma auditoria de segurança na própria fábrica, além da auditoria de qualidade do TSE.

Depois de realizados vários testes de qualidade nos protótipos, as urnas são submetidas a testes de resistência (tempo funcionando, temperatura, etc.) realizados pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, para avaliar se a urna está corretamente projetada e adequada. Também são feitos simulados, tanto com as novas quanto com as urnas mais antigas, para testar o ecossistema da urna.

Os equipamentos UE 2022 também serão submetidos ao Teste Público de Segurança (TPS), instituído pelo TSE. Qualquer brasileiro poderá testar a segurança e as funcionalidades da urna e, se achar necessário, apresentar propostas à Justiça Eleitoral.

A previsão é de que sejam produzidos 219.998 equipamentos até fevereiro do ano que vem, para serem utilizados no próximo pleito. As urnas a serem produzidas serão entregues ao próprio TSE e a alguns Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

A urna eletrônica tem uma vida útil de 10 anos, ou seja, aproximadamente seis eleições. Desta forma, a eleição municipal contará não só com as novas urnas, mas também com as de modelos 2020, 2015, 2013 e, eventualmente, 2011.  Os equipamentos de 2009 e de 2010 provavelmente serão descartados.

Ainda não há informação se Uberaba e demais cidades do Triângulo Mineiro serão contempladas para utilizar os aparelhos em produção este ano. No pleito de 2022, os municípios da região não receberam urnas eletrônicas que haviam sido recém-fabricadas em 2020. Os equipamentos ficaram concentrados basicamente em Belo Horizonte e localidades no entorno da capital do Estado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por