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Legislativo cobra salas multissensoriais nas escolas da rede municipal de ensino

Marconi Lima
Publicado em 02/07/2025 às 21:41
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Vereador Marcos Jammal admite avanços nas políticas públicas de inclusão, mas destaca a falta de ferramentas adequadas (Foto/Rodrigo Garcia/CMU)

Vereador Marcos Jammal admite avanços nas políticas públicas de inclusão, mas destaca a falta de ferramentas adequadas (Foto/Rodrigo Garcia/CMU)

Câmara Municipal de Uberaba (CMU) aprovou requerimento do vereador Marcos Jammal (PSDB) que solicita à Secretaria Municipal de Educação (Semed) a implantação de salas multissensoriais nas escolas da rede pública. O objetivo é oferecer um ambiente mais inclusivo e adequado ao desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual e outras condições que demandam estímulos diferenciados.

De acordo com o vereador, embora tenham ocorrido avanços nas políticas públicas de inclusão social, ainda faltam, na prática, ferramentas de apoio dentro das unidades escolares. “As salas multissensoriais são um instrumento pedagógico e terapêutico essencial, que ajudam no acolhimento, reduzem crises de ansiedade e promovem o bem-estar das crianças. Educação inclusiva precisa ser realidade em todos os níveis”, defendeu Jammal.

As salas multissensoriais são ambientes preparados com equipamentos e materiais que estimulam os cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. Esses espaços contribuem para o desenvolvimento sensorial, cognitivo e emocional dos estudantes, especialmente daqueles com dificuldades de regulação e interação em salas de aula convencionais.

Segundo especialistas, os ambientes multissensoriais funcionam como um refúgio seguro para crianças e adultos com necessidades especiais, oferecendo condições para a autorregulação e o manejo das próprias emoções diante do excesso de estímulos do dia a dia escolar.

Com a aprovação do pedido em plenário, a proposta será analisada pela Secretaria Municipal de Educação. A ideia inicial é avaliar a viabilidade de implantação gradativa, priorizando escolas-polo com maior número de alunos com necessidades específicas.

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