Perspectiva da rua Arthur Machado após a revitalização, cuja proposta foi aprovada por comerciantes e obras devem ter início após o período chuvoso, em 2024 (Foto/Reprodução)
Com projeto aprovado em abril por comerciantes do Centro, licitação para a obra de revitalização da rua Arthur Machado deve ser lançada na segunda metade deste ano. A informação é da secretária municipal de Planejamento, Isabela Nascimento, que falou sobre o assunto em entrevista à Rádio JM ontem.
Segundo a titular da pasta, após a aceitação da proposta, a equipe técnica deu início aos trabalhos para elaboração do estudo preliminar e dos projetos executivos necessários para a abertura do processo licitatório.
Leia também: Revitalização da Arthur Machado custará R$ 8,348 milhões; obras ficam para o ano que vem
A expectativa, conforme Isabela, é que o trâmite esteja concluído até o início de julho para o envio do material à Secretaria de Administração. Com isso, o edital para dar pontapé à licitação deve sair em meados do segundo semestre.
A secretária de Planejamento ressaltou que o cronograma para execução da obra não teve alteração e a previsão ainda é início das obras somente em 2024, após o período de chuvas. A perspectiva é 10 meses para concluir a obra na Arthur Machado. Desta forma, a revitalização completa da via ficará pronta só em janeiro de 2025.
O investimento para revitalização da via está estimado em R$8,3 milhões. Segundo Isabela, as articulações para viabilizar o financiamento para o custeio da obra estão em andamento, mas as tratativas ainda não estão fechadas para dar seguimento ao pedido de autorização à Câmara para contratação do empréstimo.
A reforma da Arthur Machado abrange o trecho a partir da praça da “Concha Acústica” até a rua Alaor Prata e prevê a transformação da rua em uma via que possa ser compartilhada entre pedestres e carros, com redução do limite de velocidade para o máximo de 30 quilômetros por hora. O fechamento para veículos foi descartado.
Conforme o projeto, haverá a instalação de pisos sextavados nas pistas de rolamento, aumento pequeno da largura das calçadas, colocação de baias para carga/descarga e, também, estacionamento de veículos em frente às lojas, além de implantação de novos bancos e mobiliário urbano do trajeto. A obra será realizada de forma progressiva por trechos, sendo que a programação é de dois meses para as intervenções em cada um dos cinco quarteirões da rua Arthur Machado.