Nesta quarta-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva marca presença na cerimônia de inauguração do Complexo Mineroindustrial da Eurochem, localizado em Serra do Salitre, no Alto Paranaíba. Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência, o evento está agendado para as 11h, representando a segunda visita do presidente ao estado de Minas Gerais neste ano. Ele desembarca em Araxá, a cerca de 115 km de Uberaba, onde deve inaugurar uma unidade básica de saúde e uma creche.
Esta é a segunda visita do presidente da República a Minas Gerais. No mês de fevereiro, Lula esteve ao lado do governador Romeu Zema para discutir questões como a negociação da dívida da União, a necessidade de um acordo relacionado ao crime ambiental de Mariana em 2015 e novos investimentos para o estado.
O que traz Lula de volta a Minas é a inauguração do Complexo Mineroindustrial da EuroChem, a primeira unidade de mineração da empresa fora do continente europeu. Sua construção contou com um investimento de US$ 1 bilhão. A expectativa é que a unidade forneça até 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano para a agricultura brasileira, o que equivale a 15% da produção nacional.
O Grupo Eurochem assumiu o controle acionário da Fertilizantes Heringer em 2022, que já teve unidade em Uberaba. Atualmente, o grupo soma 21 fábricas, com capacidade de produção de 9 milhões de toneladas anuais e empregando cerca de 4 mil trabalhadores.
Além da participação na inauguração do complexo de fertilizantes, o presidente Lula tem programado oficializar a criação de oito novos institutos federais em Minas Gerais. Adicionalmente, anunciará a construção de uma creche e uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para a cidade de Araxá.