Por meio de nota, o presidente brasileiro desejou sorte e sucesso ao governo do republicano; Lula apoiava a campanha de Kamala Harris
O resultado da eleição americana contraria as expectativas do presidente brasileiro, que declarou torcida por Kamala Harris na última sexta-feira (1) (Foto/Agência Brasil/EBC)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou, pelas redes sociais, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, pela vitória nas eleições americanas na manhã desta quarta-feira (6) contra a atual vice-presidente Kamala Harris.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, publicou Lula pela rede social X.
O resultado contraria a expectativa do presidente brasileiro, que na última sexta-feira (1), chegou a declarar torcida por Kamala Harris. Para ele, uma eventual vitória da candidata do Partido Democrata significaria um cenário "mais seguro para fortalecer a democracia".
O petista ainda citou episódios que marcaram a primeira passagem de Trump pela presidência dos EUA, de 2017 a 2020, como o ataque ao Capitólio. Segundo Lula, a gestão do republicano causou danos à democracia americana.
“Uma coisa que era impensável acontecer nos Estados Unidos, porque os Estados Unidos se apresentavam ao mundo como um modelo de democracia. E esse modelo ruiu", disse.
A vitória de Donald Trump representa, ainda, um provável esfriamento nas relações entre Brasil e Estados Unidos e um distanciamento entre os dois presidentes. Lula tem uma boa relação com o atual presidente americano, Joe Biden, mas a expectativa é que isso não se mantenha.
Fonte: O Tempo