A uma semana do fim do prazo, 11.543 eleitores de Uberaba podem ter os títulos cancelados. O prazo para regularização junto à Justiça Eleitoral termina no dia 19 de maio, segunda-feira. Quem não votou nem justificou a ausência nas últimas três eleições deve regularizar a situação.
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Uberaba tem 238.947 eleitores aptos, sendo que 11.870 não compareceram nas últimas eleições. A faixa etária com maior quantidade de faltosos é entre 25 e 29 anos, sendo a maioria homens.
Outro dado que chama a atenção é a curva crescente de faltosos. Em 2019, eram 400 títulos irregulares, enquanto 2025 aponta 11.870, havendo um salto de 2.967,5%.
Manter o título eleitoral regular é essencial para que cada eleitora e eleitor exerça os seus direitos políticos, como votar e se candidatar.
Além disso, estar com a situação regularizada na Justiça Eleitoral é um dos requisitos legais para participação em concursos públicos, bem como tomar posse; obter passaporte ou carteira de identidade; renovação de matrícula, inscrever-se e participar de concurso público, bem como tomar posse no cargo; receber vencimentos, salários, proventos ou qualquer remuneração de cargo ou função pública, autárquica, paraestatal ou de empresas e fundações mantidas ou subvencionadas pelo governo; participar de concorrências públicas ou administrativas da União, dos estados, dos municípios, das autarquias ou das entidades similares; realizar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou do imposto de renda.
A regularização do título pode ser feita pelo site do TSE por meio do Autoatendimento Eleitoral, pelo aplicativo E-Título ou comparecimento ao cartório eleitoral portando os documentos. O cancelamento do título não se aplica a eleitores facultativos (menores de 18 anos, pessoas com 70 anos ou mais e pessoas não alfabetizadas); pessoas com deficiência que comprovem dificuldade impeditiva para votar.