No conjunto das urnas preparadas, 866 são destinadas ao uso nas seções eleitorais e 111 ficam de reserva para substituir as que possam dar problemas (Foto/Divulgação)
Servidores da Justiça Eleitoral concluíram neste fim de semana o procedimento de carga das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições em Uberaba. Ao todo, 977 urnas foram preparadas para a votação no dia 27 de outubro.
Conforme as informações da Justiça Eleitoral, 866 aparelhos são para uso efetivo nas seções eleitorais em Uberaba. Outras 111 urnas eletrônicas ficam de reserva, para o caso de ser necessário substituir algum equipamento que apresente problemas de funcionamento ao longo do dia de votação.
O sistema de votação e os dados das eleitoras e eleitores, inseridos nas urnas para o 1º turno, permanecem nos equipamentos e não precisam ser substituídos. Para o 2º turno, são inseridos os dados das duas chapas que concorrem à Prefeitura da capital e uma nova mídia de resultados, onde serão gravados os votos registrados em cada urna eletrônica.
Após a carga, são feitos testes de funcionamento: teclado, vídeo, áudio, impressora e sistemas. Algumas urnas são selecionadas para serem submetidas a uma votação simulada, com os candidatos reais. É uma auditoria para checar que tudo está funcionando corretamente.
Os servidores e técnicos de apoio também conferem todos os lacres das urnas. São eles que permitem checar, no dia da votação, que os equipamentos não foram violados.