NA JUSTIÇA

Média de Pedidos judiciais para fornecimento de remédio permanece estável em Uberaba

Secretaria de Saúde conseguiu solução viável para os pedidos de dietas especiais e os pacientes estão sendo atendidos

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 01/01/2024 às 15:28
Compartilhar
 (Foto/ Arquivo)

(Foto/ Arquivo)

O número de pedidos judiciais para fornecimento de medicamentos e dietas tem se mantido estável em Uberaba, mas ainda é considerado um problema para a Secretaria Municipal de Saúde. O tema foi abordado pela secretária Valdilene Rocha em entrevista concedida para jornalistas do Grupo JM de Comunicação.  

“A judicialização foi um tema discutido no Minas Saúde e também é uma questão nacional. Não houve um aumento considerável aqui no município em relação a judicialização. A média permanece a mesma de anos anteriores. As dietas nós conseguimos diminuir bastante devido os processos que conseguimos resolver e nós estamos conseguindo atender sem conseguir judicializar”, revela. 

Valdilene detalha que o município não pode fornecer alguns remédios por não ser preconizado por órgãos reguladores. “Geralmente quando judicializa é um remédio que não é indicado pela Relação Nacional de Medicamentos e nem pela Relação Municipal de Medicamentos. Então são medicamento de alto custo, que nenhum estado atende, nem o federal atende e nem o município. Ele não está relacionado para ser fornecido, não é prescrito com regularidade e por isso não passou por comissões terapêuticas”, reforça. 

Outro ponto importante revelado por Valdilene é que, em novas judicializações, o médico que fez a prescrição dos remédios sejam também acionados para responder o porquê daquela indicação. “Fomos orientados a acionar o médico também. Porque é judicializado contra o gestor, contra o município, contra o estado e federal. Então temos que acionar o médico também para ele explicar por que indicou aquele remédio sendo que tem outros que ele pode prescrever”, menciona. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por