Após a conclusão das obras do Ambulatório Pet da Prefeitura de Uberaba, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) assumirá a gestão da unidade. Paralelamente à construção do prédio, será realizado um Estudo Técnico Preliminar (ETP) para traçar diretrizes sobre a política pública da causa animal em Uberaba.
O secretário da Semam, Edno César Silveira, explicou que está sendo elaborado pelo Município um novo sistema de atendimento aos animais, de forma muito específica. “Precisamos organizar as políticas públicas para que funcionem de forma integrada”, disse.
Leia também: Nova UnaPet é inaugurada no Beija-Flor II
Ele lembrou que, além da nova unidade localizada em anexo ao Departamento de Zoonoses e Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Tutunas, também fazem parte desse sistema as Unidades de Atendimento Pet (UnaPets) do Elza Amui e Beija-Flor II, e o Hospital Veterinário da Uniube (HVU), que promove atendimentos por meio de convênio com a Prefeitura.
Edno salientou que o Estudo Preliminar vai definir quais as funções e abrangências de cada uma dessas unidades e de que forma se dará essa integração, para serem traçadas as diretrizes de parâmetros desse sistema municipal como um todo.
“O Estudo Preliminar servirá de parâmetro para a elaboração de Termos de Referências que vão classificar e qualificar cada unidade, inclusive com a nomenclatura correta para elas, bem como o tipo de serviço a ser prestado naquelas dependências”, concluiu o secretário.