O deputado federal Marcos Montes (DEM) continua internado no Hospital São Marcos. O diagnóstico é de meningite bacteriana, pós-quadro viral, derrubando as suspeitas iniciais de gripe A (H1N1), a gripe suína. Ele deu entrada na manhã de sábado (25) com dor de cabeça intensa, febre alta e vômitos. O parlamentar está sendo acompanhando pela infectologista Cristina Hueb Barata. O tratamento passa pela aplicação de antibióticos endovenosos e Marcos Montes passa bem.
Segundo sua assessoria de imprensa, o deputado leu o jornal e, no domingo, até assistiu ao jogo do Uberaba Sport. Apesar de apresentar quadro estável, ainda não há previsão de alta, assim como não há identificação do micro-organismo que causou a doença.
Mesmo acamado, Marcos Montes faz questão de alertar a população para não esperar. “Ao menor sintoma, como uma dor de cabeça, a ajuda médica deve ser procurada”, recomenda MM, acrescentando que a doença é grave e o diagnóstico rápido oferece mais chances de não haver complicações.
Casos. Em Uberaba, no primeiro semestre deste ano, foram registrados 35 casos de meningite. São 10 casos a menos que no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 45 casos.
De acordo com a Referência em Meningites do Núcleo de Gestão Microrregional da GRS/Uberaba, Denise Maciel Carvalho, os números são especificados por etiologia. Este ano foram registrados três casos de meningite pneumocócica, 15 virais, quatro bacterianas, duas meningocócicas, sete por outra etiologia, duas não especificadas e duas com micro-organismo/ignorado, ou seja, o exame pode não ter identificado o micro-organismo. No mesmo período do ano passado foram registrados quatro casos de meningite pneumocócica, 10 por outra etiologia, 18 virais, quatro não especificadas, uma bacteriana e oito com micro-organismos ignorados. (MT)