Obras na avenida Padre Eddie Bernardes, no bairro de Lourdes, em Uberaba (Foto/Divulgação PMU)
Demora na finalização das obras de drenagem na avenida Padre Eddie Bernardes tem desafiado a paciência de moradores no entorno. Alguns deles acionaram a reportagem do Jornal da Manhã para reclamarem da demora na entrega da obra, cuja previsão de entrega era em novembro do ano passado.
“Quando vi a última previsão era de entregar o serviço em novembro. Não sei se foi renovado esse prazo, mas até hoje está lá, sem a entrega e com enormes buracos pelas primeiras chuvas”, explica um morador.
Ele também questionou as obras que estão sendo feitas. Segundo o reclamante, no novo escoamento não tiraram a água da parte de cima da avenida, “que vai acabar continuando a descer para a Padre Eddie”.
“Inclusive, passando por cima do canteiro central, o problema dos buracos vai continuar da mesma forma. A meu ver, teria que ter construído as bocas de lobo nas ruas que atravessam acima da avenida e interligado com o encanamento central”, opinou.
Pode interessar: Revitalização da Padre Eddie pode resolver problema antigo no Córrego dos Carneiros
A reportagem do Jornal da Manhã acionou a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), responsável pela obra. Segundo a autarquia, a fase atual da obra na Padre Eddie Bernardes é de finalização da implantação das bocas de lobo duplas.
“A Codau projeta cerca de 20 dias para finalizar este serviço, sob a responsabilidade da Companhia, caso o clima permita dentro do cronograma planejado. A obra de drenagem pluvial está sendo executada por empresa vencedora da licitação e todas as adequações para garantir a qualidade do serviço são solicitadas e fiscalizadas”, explicou a Codau em nota enviada ao Jornal da Manhã.
A companhia ainda explicou que as equipes da Codau também estão realizando um levantamento planialtimétrico na avenida para definir o perfil das projeções horizontais da via e as definições da altura e grau de declive da pavimentação. Esta etapa acontecerá antes do recapeamento da via, a ser executado pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb). A Prefeitura de Uberaba também fará a sinalização e urbanização da avenida.
A Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) disse que após entrega da obra de drenagem pela Codau, irá definir as questões técnicas para aplicação do novo pavimento e realização da sinalização horizontal na avenida. A Sesurb recebeu levantamento planialtimétrico da Codau e iniciará os estudos para a execução da etapa final da obra.