
Visita da prefeita Elisa Araújo ao prédio do antigo Jockey no início de 2022 (Foto/Divulgação)
Mudança da Secretaria Municipal de Defesa Social e Transportes para o prédio do Jockey Centro só deve ser concretizada em 2024. A informação é do titular da pasta, Alexandre Marcelo Costa de Oliveira, manifestando que a expectativa é começar a reforma do espaço ainda este ano.
A transferência da Defesa Social para o prédio na praça Rui Barbosa foi anunciada em março de 2022 e a perspectiva inicial era mudança para a nova sede até o fim deste ano, porém o imóvel ainda precisa passar por reforma e a licitação da obra não foi lançada até agora.
Em entrevista à Rádio JM, Oliveira afirmou que o projeto já foi concluído para as adequações no prédio e encaminhado para finalizar o edital do processo licitatório, mas não especificou data para o lançamento da concorrência.
Após selecionada a empresa, o secretário explicou que a previsão são oito meses para concluir a obra. Por isso, o cronograma é a mudança de endereço somente em meados do próximo ano.
O imóvel do Jockey Centro, atualmente, pertence ao Ipserv (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais). A Prefeitura arcará com o custo da reforma e o investimento realizado cobrirá o aluguel por um prazo determinado. Somente com as obras de reestruturação do imóvel, o município estima aplicar R$4,3 milhões. Após a amortização do valor, a locação será paga normalmente ao instituto e revertida em receita para o regime de previdência.
A reforma do prédio do Jockey Centro deve ser executada em três etapas. A primeira será para abrigar a estrutura administrativa e gestora da Secretaria de Defesa Social, o Departamento de Posturas e o Conselho Municipal de Segurança Pública (Comseg). Depois haverá a estruturação do Centro Integrado de Comando e Controle de Segurança (CICC).
Numa terceira etapa será a reforma do Centro Poliesportivo, ginásio, piscinas, área externa e implantação de um alojamento para atender às demandas de treinamentos da Guarda Municipal e, também, a inúmeras funções, como integração, abrigos temporários em caso de desastres e demais atividades de Defesa Social.