
Quem aderiu ao IPTU Verde tem um desconto adicional de 5%. (Foto/Reprodução)
Com reajuste baseado na correção inflacionária, em 4,18%, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) poderá ser pago pelo contribuinte uberabense em cota única, com um desconto de 15% para quem optar por quitar o valor total à vista ou parcelado em até 3 vezes, desde que seja feito dentro do prazo estabelecido, até março. Quem aderiu ao IPTU Verde tem um desconto adicional de 5%.
O índice de correção monetária é calculado com base em índices oficiais, como o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) ou o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulados no ano.
O secretário municipal de Fazenda, Roberto Tosto, disse que a Prefeitura de Uberaba optou por não aplicar um aumento real do imposto, o que significa que não houve uma reavaliação da planta de valores venais dos imóveis, a base de cálculo do IPTU, nos últimos anos. O ajuste serve apenas para repor o poder de compra da moeda corroído pela inflação.
O pagamento com desconto de até 20% poderá ser feito em cota única ou em três parcelas, com vencimentos nos dias 9 de fevereiro, 9 de março e 9 de abril. As parcelas não poderão ser inferiores a 25% da Unidade Fiscal do Município (UFM), o que corresponde a R$119,32.
“É um desconto considerável, que chega a 20%, justamente para aliviar o orçamento do contribuinte e incentivar o pagamento em dia. Também ajustamos a data de vencimento das parcelas para o início do mês para compatibilizar com o calendário de recebimento do salário da maioria das pessoas”, destacou o secretário adjunto de Fazenda, Nilson Grossi.
O IPTU 2026 também poderá ser parcelado em até nove vezes, mantido apenas o abatimento de 5% para os inscritos no IPTU Verde. Nesse caso, a primeira parcela vencerá em 9 de abril e a última, em 9 de dezembro.
As guias para pagamento do imposto estarão disponíveis a partir de janeiro, no site da Prefeitura de Uberaba ou por meio do atendimento presencial no Centro Administrativo e nos pontos de apoio a serem divulgados.