SAÚDE EM PAUTA

Município protocola 70 propostas para pleitear recursos federais para a Saúde

Gisele Barcelos
Publicado em 17/06/2023 às 19:22
Compartilhar
Medicina clínica (Foto/FreePik)

Medicina clínica (Foto/FreePik)

Municípios e Estados têm prazo até o dia 30 de junho para cadastrarem propostas e pleitearem recursos para aplicação na área da Saúde. O Ministério da Saúde publicou portaria que estabelece critérios para a destinação de mais de R$3 bilhões para todos os estados e prefeituras. A verba faz parte de um montante de R$9,8 bilhões que o Executivo herdou com o fim do orçamento secreto, extinto após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em dezembro de 2022.

Na portaria, o governo federal estabeleceu regras para a distribuição do dinheiro que estão no orçamento da pasta. A verba poderá ser usada em ações de estruturação da rede e assistência emergencial ao custeio de unidades e serviço na atenção primária ou na atenção especializada. 

De acordo com as informações da Secretaria de Saúde, o município já protocolou mais de 70 propostas para pleitear os recursos disponibilizados no orçamento federal. O valor total solicitado ao Ministério da Saúde não foi informado, mas a lista de pedidos abrange diversas demandas.

Entre as propostas cadastradas, a pasta informou que está o investimento para a renovação das ambulâncias da frota do Samu e, também, veículos para o transporte sanitário adaptado de pacientes do Centro Especializado em Reabilitação (CER). O município também pleiteia junto ao governo federal recursos para a construção, reforma e ampliação das quatro unidades do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) em Uberaba.

Uberaba também enviou propostas ao Ministério da Saúde para a implantação de unidade móvel odontológica, reforma de postos de saúde, compra de equipamentos médico-assistenciais e de aparelhos para consultórios odontológicos, bem como solicitação de verba para aquisição de computadores e demais equipamentos de informática para todas as unidades de saúde.

A portaria publicada pelo ministério permite a liberação da verba e autoriza os técnicos a iniciar os procedimentos necessários para execução das despesas. Segundo a pasta, o instrumento normativo também dá transparência ao repasse feito a estados e municípios enquanto orienta os gestores locais do SUS na proposição de projetos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por