PRESTAR CONTAS

Municípios devem enviar dados de gastos na Saúde à União até dia 2

Gisele Barcelos
Publicado em 27/02/2024 às 21:28Atualizado em 28/02/2024 às 07:20
Compartilhar
 (Foto/Arquivo JM)

(Foto/Arquivo JM)

Municípios têm até o dia 2 de março para transmitirem dados ao governo federal referentes à aplicação em Saúde no último bimestre de 2023. Até o momento, 311 municípios mineiros ainda não enviaram o relatório e podem ter repasses suspensos do FPM se não cumprirem a obrigação dentro do prazo.

Uberaba já atendeu à exigência do governo federal e não corre risco de bloqueio de recursos. Entretanto, sete municípios da região ainda estão com pendência no envio dos dados sobre receitas e despesas ao Siops (Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde). Na região, os municípios com pendências até o momento são: Água Comprida, Campo Florido, Delta, Frutal, Nova Ponte, Pirajuba e Planura.

O preenchimento do Siops é obrigatório. Se as prefeituras não transmitirem os dados até 2 de março, estarão sujeitas à suspensão das transferências constitucionais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e voluntárias. Além disso, o não cumprimento do percentual mínimo poderá sofrer condicionamento das transferências constitucionais.

O Siops é o sistema de registro de receitas totais e despesas públicas em saúde de todos os entes federados. É o único sistema de informação do Brasil com informações orçamentárias públicas de saúde. É por meio dos dados preenchidos no sistema que é possível monitorar o cumprimento da aplicação mínima de recursos no setor por parte dos entes municipais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por