O deputado federal Narcio Rodrigues (PSDB) responsabilizou o governo federal pelo fim do Centro Nacional de Cidadania Negra (Ceneg) e negou a existência de irregularidades no setor. Ele falou sobre o assunto ao participar, ontem, da assinatura do convênio do Codau com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Durante seu pronunciamento, o prefeito Anderson Adauto (PMDB) destacou a necessidade de se encontrar uma solução para o Ceneg. “O Ceneg era uma instituição nacional com sede em Uberaba e tivemos dificuldade para dar continuidade ao projeto por conta da mudança de governo”, salientou o deputado.
Narcio disse que a estrutura física da instituição deve ser aproveitada e garantiu que, com a Prefeitura, está buscando uma solução para conclusão do prédio. Ele salientou que o local pode, sim, ser transformado em um centro de treinamento, capacitação e requalificação de professores. “O prefeito achou que é uma grande ideia e desenvolveremos o projeto sob a coordenação do professor Gilberto Caixeta”, acrescentou.
O projeto deverá contar com a participação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, ministérios da Educação e de Ciência e Tecnologia no sentido de concluir o prédio, aquisição de equipamentos e, assim, colocá-lo em funcionamento.
Narcio Rodrigues acrescentou que será preciso ter parceiros para a execução. “O importante é que há um consenso sobre a necessidade de melhor utilização do espaço.” Ele afirmou que não há como reativar o Ceneg porque não há financiamento de recursos. “O Ceneg deixou de existir no dia em que o governo Lula entendeu que não era uma experiência boa. Essa é uma obra que mostra de que forma um encaminhamento político pode trazer prejuízos à comunidade”, finalizou o deputado.