(Foto/ Ilustrativa)
Assim como foi feito em pronto atendimento pediátrico no Hospital Regional, nova gestora das UPAs pretende implantar sistema que informa número de pacientes na fila de espera e grau de risco. A informação deverá ser divulgada em um painel instalado na recepção das unidades, mas também disponibilizada na internet para consulta prévia.
Integrante da equipe técnica da Sociedade Educacional Uberabense/Uniube, o médico Frederico Ramos adiantou que a perspectiva é colocar o sistema no ar ainda no mês de janeiro. “Vamos trazer a informação no painel na recepção e, também, no site para que a pessoa possa acessar antes de sair de casa e verificar o tempo de espera naquele momento”, salientou.
Além disso, o profissional manifestou que a nova gestora já mudou o trâmite do paciente ao dar entrada na UPA. Com isso, não mais realiza o cadastro primeiro para depois passar por triagem para a classificação de risco do caso.
De acordo com Ramos, ao chegar, o paciente agora é submetido primeiro à avaliação da enfermagem para determinar a prioridade do atendimento. Desta forma, é possível agilizar o socorro para os casos de maior gravidade.