Sistema de videomonitoramento terá mais 45 câmeras, além da substituição das 120 antigas que estão em operação (Foto/Reprodução)
Novas câmeras de videomonitoramento serão instaladas em regiões da cidade que apontam maior número de criminalidade, segundo a prefeita Elisa Araújo (PSD). A locação de 165 aparelhos foi oficializada no mês passado, prevendo a substituição dos 120 equipamentos antigos e a instalação de mais 45 câmeras em pontos ainda descobertos do sistema de vigilância.
De acordo com a chefe do Executivo, o mapeamento foi feito juntamente com a Polícia Militar para definir os locais para onde as novas câmeras serão direcionadas. Além das áreas com maior registro de ocorrências, um reforço no videomonitoramento também será feito nos acessos do município com os novos equipamentos. “Algumas entradas já estavam cobertas, mas outras não, e vamos ampliar a segurança”, declarou.
Entre os locais divulgados para receberem os equipamentos estão a Univerdecidade no entorno do Centro de Inovação Tecnológica e o bairro rural da Capelinha do Barreiro.
A perspectiva é estar com os equipamentos em operação em mais pontos da cidade ainda no primeiro semestre deste ano, conforme informação repassada aos vereadores pelo secretário municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Roberto Benigno.
Por enquanto, não foram detalhadas todas as novas áreas onde as câmeras devem ser instaladas. A reportagem do Jornal da Manhã solicitou informações sobre os locais, mas não teve retorno da assessoria de imprensa da Prefeitura até o fechamento desta edição.
Por dispensa de licitação, a Prefeitura fará a contratação da Codiub para o fornecimento e a manutenção de 165 câmeras. A companhia receberá R$241.444,96 para prestação do serviço, totalizando R$8.692.018,56 no período de três anos do contrato.