Perspectiva inicial da planta da Atlas Agro a ser implantada em área onde seria a Planta de Amônia no Distrito Industrial 3 (Foto/Divulgação)
Com empresas já selecionadas para o desenvolvimento do projeto executivo da fábrica de hidrogênio verde em Uberaba, Atlas Agro estima que a elaboração deve ser finalizada no prazo de um ano. A previsão é do diretor de operações da empresa, Rodrigo Santana, que detalhou o cronograma de trabalho em entrevista à Rádio JM.
Além da unidade em Uberaba, a empresa também investirá na construção de uma fábrica nos Estados Unidos. Os projetos de engenharia já foram concluídos e a obra já deve começar este ano ou, no máximo, no início de 2025.
Questionado, Santana informou que não é possível utilizar os mesmos projetos da fábrica americana e antecipar o começo das obras em Uberaba. “O terreno não é o mesmo, a metragem não é igual, o layout é diferente, as condições atmosféricas têm que adaptar, a capacidade da rede elétrica tem que adaptar. Alguns cálculos a gente consegue aproveitar, mas não todos”, disse.
Com isso, o diretor de Operações posicionou que a perspectiva é dar o pontapé na construção em Uberaba no segundo semestre do próximo ano. Como o prazo para execução da obra é de três anos, o cronograma da empresa é colocar a unidade em funcionamento no Triângulo Mineiro a partir de 2028.
A Atlas Agro tinha, inicialmente, até 16 de setembro deste ano para protocolar o processo administrativo de implantação do investimento em Uberaba. Entretanto, a empresa solicitou a extensão da data-limite por 12 meses e apresentou novo cronograma para execução das obras de instalação da fábrica de hidrogênio verde. O pedido foi aprovado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Uberaba (Comdesu) em março. (GB)