Depois de sofrer com as enchentes no início do ano, moradores da Vila São Cristóvão finalmente tiveram a garantia do prefeito Anderson Adauto que as obras de recuperação do bairro começam na segunda-feira (21). A comunidade aguarda desde março uma solução para as inundações no local e a reconstrução do asfalto arrancado pela água durante o período chuvoso.
Segundo o líder comunitário Durvalino Cândido Silva, a população está confiante no fim do problema de enchentes no bairro. Ele salienta que o documento entregue ontem promete a conclusão das obras das galerias pluviais e do novo asfalto em 90 dias, ou seja, a tempo para a próxima estação de chuvas.
Quanto à demora para início das ações, Durvalino afirma que, em março, Anderson esteve no bairro e pediu tempo até a entrada do período de estiagem para começar a recuperação do local. Ele acredita que a decisão foi acertada para garantir solução definitiva dos problemas no São Cristóvão.
Justificando, o prefeito salientou que a intervenção no bairro é uma obra compartilhada com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), pois as galerias pluviais não funcionam se não for providenciado o alargamento do canal que passa sob a BR-050. Ele defende que só agora o Dnit venceu o processo burocrático e está pronto para a liberar os recursos e concretizar a etapa final do projeto. “No máximo em 15 dias o Dnit iniciará o trabalho”, assegura.
As galerias pluviais vão atender também à drenagem nos bairros Parque São Geraldo e Gameleiras. Juntamente com a recuperação do asfalto na vila São Cristóvão, a Prefeitura vai desembolsar R$ 1,1 milhão nas melhorias. O Dnit aplicará R$ 585 mil no alargamento do canal para facilitar o escoamento da água no bairro.