Solenidade de posse da prefeita de Delta, Lauzita Rezende da Costa (PTB), foi marcada por acordo de paz com base oposicionista da Câmara de Vereadores. A cerimônia lotou a Câmara de Vereadores daquela cidade e contou com a presença de autoridades vizinhas, como o prefeito de Uberaba, Anderson Adauto (PMDB); deputado federal Paulo Piau (PMDB); prefeito de Igarapava, Francisco Molina (PSDB), e alguns vereadores de Uberaba, além de representantes do Legislativo local.
Em um discurso emocionado, Lauzita pediu o apoio da Câmara do município no sentido de ajudá-la a administrar a cidade, que hoje conta com cerca de sete mil habitantes. O presidente da Câmara, José Renato Elias, adversário político do ex-prefeito, propôs acordo de paz. “Espero que o pacto seja cumprido por ambas as partes, porque assim só temos a crescer”, observou a prefeita.
A prefeita assume a administração municipal com queda de 30% na arrecadação, mas, segundo ela, sem dívidas. Ela garantiu que vai dar continuidade ao trabalho do prefeito José Eustáquio da Silva, que estava no segundo mandato. “Nós tínhamos os mesmos ideais e pretendo cumprir o planejado. Delta precisa de muitos projetos”, enfatizou a prefeita.
Lauzita informou ainda que atualmente a arrecadação do município gira em torno de R$ 1,1 milhão mensais e que medidas para conter gastos foram tomadas ainda durante o mandato do colega José Eustáquio, como redução de pessoal. Ela afirmou que não pretende mexer no secretariado, mas auditoria prevista anteriormente à morte do ex-prefeito José Eustáquio será realizada nos próximos meses. Ela explicou que o processo já estava em andamento após a reforma administrativa, realizada há poucos meses, e só foi interrompido por causa do afastamento do seu antecessor.