PRAZO

Para ser candidato a vice, secretários têm de deixar o cargo até quinta-feira

Gisele Barcelos
Publicado em 01/06/2024 às 18:14
Compartilhar

Equipe do governo municipal pode sofrer novas baixas até o fim desta semana, devido aos preparativos para a eleição municipal. Secretários e presidentes de autarquia com interesse na candidatura a vice-prefeito devem se desincompatilizar até quinta-feira (6 de junho) para estarem aptos a participar do pleito este ano.

Nos bastidores políticos, o atual presidente da Codau e secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos (Republicanos), chegou a ser cogitado para compor chapa ao lado da prefeita Elisa Araújo (PSD). Ele inclusive teve a filiação formalizada na sigla dentro do prazo para estar habilitado a participar do pleito este ano.

Questionado sobre a possibilidade de deixar os cargos no governo municipal para viabilizar uma eventual candidatura a vice-prefeito, Ramos apenas declarou que a decisão não cabe a ele e acrescentou não ter conhecimento de planos nesse sentido.

Os prazos para a desincompatibilização variam de acordo com a função ocupada pela pessoa interessada e o cargo que pretende disputar. O objetivo é evitar que futuros candidatos utilizem a estrutura pública e recursos para obter vantagens eleitorais diante dos concorrentes.

Os secretários municipais interessados em concorrer a uma vaga de vereador tiveram que se afastar seis meses antes do pleito, o que resultou em seis baixas na equipe de governo em março. Já para a vaga de prefeito ou vice-prefeito, o prazo para se desligarem do cargo é de quatro meses antes do primeiro turno das eleições.

Afastado da presidência da Fundação Cultural desde março, Cássio Facure (Republicanos) também estaria apto para eventual candidatura a vice. Ao deixar o posto no governo municipal, ele foi questionado sobre a possibilidade, mas não confirmou e nem descartou compor chapa majoritária ao lado da prefeita. Segundo ele, a escolha do nome do vice cabe ao grupo político.

Além de Rui e Cássio, o Republicanos também abriga o líder do governo no Legislativo, Almir Silva, e o presidente da Câmara, Fernando Mendes. A concentração de nomes da base aliada levou inclusive a especulações de que a indicação para o posto de vice seria do partido.

No entanto, até o momento, a prefeita Elisa Araújo (PSD) nega que já exista qualquer definição sobre o assunto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por