Foram distribuídas 117 unidades do Lego Braille Bricks (Forto/Lílian Veronezi/PMU)
A Secretaria de Educação (Semed) de Uberaba firmou uma parceria inédita com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sediada em São Paulo. O objetivo é promover a inclusão e o acesso à educação de qualidade para alunos com deficiência visual na rede municipal de ensino.
Como parte dessa iniciativa, foram disponibilizados 117 kits Lego Braille Bricks, acompanhados por 51 manuais, que serão distribuídos em 51 unidades da rede. Esses kits são especialmente projetados para crianças com idades entre 4 e 10 anos, visando ampliar o ensino voltado para estudantes com deficiência visual.
Os Lego Braille Bricks são conjuntos de peças adaptadas para alunos cegos ou com baixa visão, permitindo que eles construam e criem utilizando o sistema Braille. “Essa abordagem lúdica não apenas facilita o aprendizado do Braille, mas também promove o desenvolvimento cognitivo, sensorial e motor das crianças”, destacou o secretário de Educação, Celso Neto.
A distribuição dos kits teve início nesta quinta-feira (25), com uma entrega na E.M. Gastão Mesquita Filho, em Ponte Alta, pelas mãos da prefeita Elisa Araújo e do secretário de Educação, Celso Neto.
Além da distribuição dos kits, a parceria também inclui formações para os profissionais de educação da rede municipal.
“O nosso Departamento de Educação Inclusiva continua aprimorando os conteúdos e materiais para os alunos atípicos da rede. É nosso compromisso garantir que todos tenham acesso a uma educação de excelência, e essa parceria é uma das formas de atingir esse objetivo”, finalizou Celso Neto.