(Foto/Divulgação)
Deputados federais da bancada de oposição apresentaram um recurso contra a decisão do Conselho de Ética para arquivamento do pedido de cassação do mandato de André Janones (Avante-MG), acusado de prática de esquema de rachadinha no gabinete.
O documento conta com 62 assinaturas de parlamentares do PL, do PP, do União Brasil, do MDB, do PSD, do Novo, do Podemos, do Republicanos e do PRD. Na petição encaminhada ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o grupo solicita que o processo contra Janones seja votado no plenário da Casa, que reúne os 513 parlamentares.
O processo contra Janones foi iniciado pelo PL, que acusou o parlamentar de exigir que os servidores do Gabinete repassassem parte dos salários para compensar um prejuízo financeiro que ele teria sofrido durante a campanha eleitoral de 2016, quando concorreu à Prefeitura de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, e foi derrotado. O deputado federal mineiro nega as acusações.
Ao analisar o caso, o Conselho de Ética decidiu por 12 votos a quatro arquivar o pedido de cassação de Janones. No parecer, o relator Guilherme Boulos (PSOL) alegou que o caso ocorreu antes do exercício do atual mandato do deputado, iniciado em 2023. (GB)