ELEIÇÕES 2024

Participação de ouvintes e leitores levou importantes temas ao debate

Tito Teixeira
Publicado em 21/09/2024 às 10:49Atualizado em 21/09/2024 às 18:09
Compartilhar
Candidatos respondem perguntas de ouvintes (Foto/Rodrigo Garcia)

Candidatos respondem perguntas de ouvintes (Foto/Rodrigo Garcia)

No segundo bloco do debate promovido pelo Grupo JM de Comunicação em parceria com a Rádio e TV Câmara de Uberaba, os candidatos responderam a perguntas de internautas, leitores e de ouvintes do jmnonline.com.brJornal da Manhã e da Rádio JM.

Os candidatos foram questionados sobre diversos temas, como formação e governo, implantação de ciclofaixas, consolidação do Parque Tecnológico, recuperação do prestígio político de Uberaba nas eleições de 2026, recuperação de áreas degradadas, conclusão da barragem da Prainha, situação de pedintes, saúde mental, mobilidade urbana e moradia.

O candidato do PSTU, Adriano Espíndola, falou sobre a formação de seu governo e mobilidade urbana. “Será um governo formado por critérios técnicos. A população será organizada em assembleias para deliberar sobre os mais diversos assuntos da Administração Municipal”, frisou.

Em relação à mobilidade urbana, ele pretende criar uma empresa municipal de transporte coletivo para gerir o transporte, com a criação de estacionamentos para veículos de aplicativo, implantação de ciclovias seguras e transporte urbano seguro e confortável. “Não precisa tantos carros na rua, é preciso um transporte coletivo que funcione”, afirmou.

A candidata à reeleição pelo PSD, Elisa Araújo, foi questionada sobre a revitalização do projeto da ciclofaixa. “O nosso programa Desenvolve Uberaba prevê a criação de ciclovias interligando a parques e criando o modal clicloviário. Através do Turismo, vamos trabalhar para atrair eventos esportivos, voltados para essas atividades”, afirmou.

Ela também falou sobre programas voltados para a saúde mental. “É um desafio pós-pandemia, com necessidade crescente. Vamos reforçar a nossa rede com psicólogos e psiquiatras. A saúde mental é o que nos direciona para o sucesso. Com uma boa saúde mental, teremos uma sociedade mais saudável”, disse a candidata.

O candidato do Partido Verde, Anderson Adauto, foi questionado sobre a consolidação do Parque Tecnológico de Uberaba. “Nós estamos trabalhando para que o carro-chefe do desenvolvimento de Uberaba seja o gás, com a participação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e do governo de Minas, através do Investe Minas. O Parque Tecnológico será importante para o Gás para Empregar”, frisou.

O reflorestamento do Cerrado e a recuperação de áreas degradadas foi outro questionamento ao candidato do PV. “A área produtiva do município está 100%. Vamos fiscalizar essas atividades. Tenho responsabilidade maior que os outros candidatos sobre as questões ambientais, pois estou no Partido Verde”, respondeu.

O candidato do PMDB, Tony Carlos, respondeu sobre a representatividade política de Uberaba, que na eleição de 2022 ficou sem representação na Assembleia de Minas e no Congresso Nacional. “Uberaba não elegeu ninguém e votou em candidatos de fora. É preciso mobilização. Todas as cidades da região elegeram representantes. Não se pode errar. Vamos mobilizar a sociedade para não errarmos, como aconteceu na eleição anterior”, ressaltou.

Ele também falou sobre moradia. “A Cohagra foi criada para atender à demanda de moradia da região, mas, atualmente, não cumpre seu papel. Habitação será papel fundamental em nossa gestão”, garantiu.

O candidato do PSDB, Paulo Piau, foi questionado sobre a conclusão da obra da barragem da Prainha. “Conseguimos R$42 milhões a fundo perdido. O nosso governo foi buscar autorização para mudar o projeto inicial. Em vez de buscar água no rio Claro, que não aumentaria a captação para Uberaba, decidimos pela construção da barragem, que faria a reservação de água e garantiria o abastecimento em períodos de estiagem”, disse.

Ele também foi perguntado sobre a situação dos pedintes. “É constrangedor o número de pessoas pedindo dinheiro nos semáforos. A Prefeitura é responsável por cuidar de gente. As Organizações Sociais também cuidam, mas elas reclamam da falta de apoio, da liberação de recursos. Temos que cuidar e dar toda atenção a essas pessoas”, destacou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por