ELEIÇÕES

Pesquisa Veritá indica que Elisa lidera corrida eleitoral em Uberaba

Além das sondagens espontânea e estimulada, o instituto considerou as análises dos números com os votos brancos, nulos e sem resposta, avaliando o que seriam os votos válidos

Publicado em 20/09/2024 às 07:02Atualizado em 20/09/2024 às 08:15
Compartilhar

Gráfico mostra percentuais da pesquisa estimulada sem os votos nulos e brancos e sem resposta (Foto/Reprodução)

Pesquisa Veritá mostra a prefeita Elisa Araújo (PSD) à frente na preferência do eleitorado em Uberaba, com Tony Carlos (MDB) em segundo lugar. O levantamento, contratado pelo Sinduscon, foi realizado no período de 13 a 17 de setembro e registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral com o número MG-07694/2024.

O instituto ouviu 810 pessoas com idade a partir de 16 anos e que residem no município por mais de um ano. A pesquisa tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.

No levantamento, o Instituto Veritá apresentou o percentual de intenções de votos em duas modalidades: uma inclui as respostas referentes a votos brancos e nulos; a outra elimina os brancos e nulos para fazer uma simulação dos votos válidos.

Sem excluir os brancos e nulos, Elisa lidera com 22,7% na pesquisa espontânea (em que não são apresentadas opções aos entrevistados). Tony vem em segundo lugar, com 17,1% da preferência dos eleitores. Anderson Adauto (PV) aparece com 8,7%; Samir Cecílio (PL) registra 2,4%; Paulo Piau (PSDB) figura com 0,9%, e Adriano Espíndola (PSTU), com 0,5%. Já os brancos e nulos totalizaram 3,4% e 44,2% das pessoas entrevistadas não responderam.

No cenário estimulado (em que a lista de candidatos é apresentada aos entrevistados), a prefeita se manteve na liderança e somou 35,1% das intenções de voto. Tony continua na segunda posição, com 21,4%. Anderson teve 14,1%; Samir, 7,3%; Piau, 4,1%, e Adriano, 1%. Os brancos e nulos somaram 8,6%, enquanto 8,3% das pessoas consultadas não responderam.

Já desconsiderando os brancos e nulos, o cenário espontâneo aponta que Elisa alcançaria 43,5% dos votos válidos. Tony aparece com 32,7%; Anderson registrou 16,6%; Samir, 4,6%; Piau, 1,8%, e Adriano, 0,9%. No estimulado, a prefeita ficou com 42,2% dos votos válidos e Tony, com 25,8%.

Prefeita aparece com a maior rejeição entre os candidatos que disputam a PMU

Instituto Veritá também apurou o grau de rejeição entre os prefeitáveis em Uberaba. A candidata à reeleição Elisa Araújo (PSD) foi a mais citada pelos entrevistados, com 24,4%. O segundo maior índice de rejeição foi do ex-prefeito Anderson Adauto (PV), com 18,7%.

Das pessoas consultadas na pesquisa, 11,8% disseram que não votariam em Tony Carlos (MDB). Já Paulo Piau (PSDB) foi citado em 7,8% das respostas.   Samir Cecílio (PL) e Adriano Espíndola (PSTU) aparecem quase empatados em seguida, respectivamente com rejeição de 4,9% e 4,7%. Já 27,7% dos entrevistados não souberam responder.

Levantamento mostra que mais de 40% dos eleitores ainda não decidiram o voto

Pesquisa Veritá aponta que ainda existe um alto índice de eleitores indecisos em Uberaba a praticamente 15 dias da votação em primeiro turno. Os entrevistados foram questionados em separado se já teriam escolhido um candidato a prefeito para votar se o pleito fosse hoje e quase a metade respondeu negativamente.

Conforme o levantamento, 55,8% das pessoas ouvidas pelo instituto já teriam um nome definido para votar se as eleições fossem hoje. Porém, 44,2% declararam que ainda não têm um candidato escolhido até o momento. Os indecisos podem representar mudanças no quadro até o dia do pleito.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por