Desde o começo deste mês, pesquisadores estão circulando em Uberaba para o levantamento de informações sobre o trânsito da cidade. Os dados coletados vão embasar o Plano de Mobilidade Urbana da cidade, que está em fase de desenvolvimento.
Nesta etapa do trabalho, a equipe já esteve nos quatro terminais de Uberaba, em horários de pico, realizando entrevistas com o público e fazendo a contagem de pessoas na entrada e saída dos vetores. As perguntas envolveram a frequência de utilização do transporte coletivo, quantas linhas os usuários utilizavam, opinião sobre o serviço prestado, valores das tarifas, entre outros.
O trabalho de campo ainda incluiu o início da contagem de veículos em alguns cruzamentos, como a rotatória do Parque Fernando Costa e o entroncamento da avenida Santos Dumont com a Leopoldino de Oliveira. Também está sendo feita a contagem de pessoas por veículo.
O levantamento está previsto para continuar pelos próximos dois meses. As ações envolvem ainda pesquisas sobre as estações tubo, linhas de ônibus, quantidade de pedestres e serviços de transporte por aplicativo e táxi.
Vencedor da licitação para elaboração do Plano de Mobilidade, o Consórcio PlanMob elaborará o planejamento de ações a serem implantadas em até 10 anos na cidade. A empresa tem até o início do ano que vem para terminar o serviço e entregar o material à Prefeitura.