SABATINA

Piau defende viabilidade da tarifa zero do ônibus, mas não de imediato

Gisele Barcelos
Publicado em 25/09/2024 às 21:34
Compartilhar
Candidato Paulo Piau foi o entrevistado de quarta-feira da Sabatina JM e falou da proposta de implementar a tarifa zero para o transporte coletivo (Foto/Rafaella Massa)

Candidato Paulo Piau foi o entrevistado de quarta-feira da Sabatina JM e falou da proposta de implementar a tarifa zero para o transporte coletivo (Foto/Rafaella Massa)

O prefeitável Paulo Piau (PSDB) defendeu a viabilidade da tarifa zero no transporte coletivo durante sabatina na Rádio JM, mas argumentou que a proposta não seria implementada de imediato no início de um eventual novo mandato.

Segundo o candidato, já foi feita estimativa e o impacto seria de R$50 milhões por ano para oferecer a gratuidade geral no transporte coletivo em Uberaba. Por isso, a tarifa zero não seria uma medida imediata para o começo do próximo ano. “Não estamos dizendo que vamos chegar em janeiro de 2025 e baixar tarifa zero geral e irrestrita. É dentro de uma responsabilidade fiscal”, posicionou.

Piau ressaltou que a proposta não é apenas um benefício para o usuário do transporte coletivo, mas também uma estratégia para impulsionar a economia da cidade. Segundo ele, contatos foram feitos com cidades que já adotaram a tarifa zero e foi verificado um impacto na atração de investimentos na área de serviços.

Em relação à fila eletrônica, o tucano afirmou que a telemedicina e, também, a criação de um posto de atendimento com médicos especialistas são as propostas do plano de governo para reduzir o tempo de espera para marcação de consultas e exames. Piau inclusive ressaltou que a ideia seria a instalação do posto na região central e próximo ao transporte público, o que beneficiaria o comércio no Centro.

Por outro lado, o candidato a prefeito descartou a possibilidade de levar adiante a instalação da sede da Secretaria de Defesa Social no prédio do Jockey Centro. Segundo ele, o ideal seria retomar a proposta original para o imóvel. Desta forma, a parte recreativa seria um clube para os servidores aposentados e da ativa, trazendo mais pessoas ao centro da cidade. Já o restante das instalações seria alugado como fonte de renda para o Ipserv.

O prefeitável ainda defendeu a retomada do projeto de PPP (Parceria Público Privada) para a construção de novo terminal rodoviário em área próxima ao entroncamento da BR-050 com a BR-262, na saída para Campo Florido. De acordo com ele, a proposta chegou a ser tratada no período em que esteve à frente da Prefeitura, mas não avançou porque a legislação na época trazia algumas dificuldades para a consolidação de PPPs.

Questionado, Piau afirmou que o atual contrato de concessão não seria impedimento para avançar com possível PPP, pois houve conversas com a empresa responsável pelo atual terminal rodoviário e sinalização positiva em participar do processo. 

Assista abaixo à sabatina desta quarta-feira:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por