Secretário de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Arduini, diz que o fechamento foi realizado pela concessionária, em caráter provisório, para atender à determinação da ANTT (Foto/Divulgação)
Após fechamento do acesso da BR-050 aos bairros Maracanã e Jardim Alvorada, Prefeitura está em tratativas avançadas com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária Eco050 para reabrir a entrada, nas proximidades do Posto Zebu.
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Henrique Arduini Guedes, a decisão de fechamento não cabe à Prefeitura. O bloqueio do acesso foi feito pela concessionária, em caráter provisório, para atender a uma determinação da ANTT. “Esse fechamento tem como base uma determinação judicial, em que a ANTT exige que a Eco050 promova o fechamento”, manifestou.
O titular da pasta afirmou que a Administração Municipal já apresentou uma proposta para restabelecer o acesso à região de forma regularizada e segura. “A Prefeitura desenvolveu e protocolou um projeto na Eco050, buscando autorização da ANTT para realizar a obra e garantir que a população volte a ter acesso adequado àquela entrada. Estamos em contato direto com a concessionária e com a agência para agilizar essa aprovação. O prazo ainda depende da ANTT, mas estamos trabalhando para que a liberação ocorra o quanto antes e possamos iniciar as obras”, explicou.
O secretário adjunto da pasta, Túlio Bento Vieira, acrescentou que o projeto prevê a reformulação viária e a sinalização para preservar o acesso aos bairros e garantir mais segurança e fluidez no tráfego de veículos.
Além disso, até que a obra para a reformulação definitiva seja concluída, uma via alternativa provisória está sendo estudada para permitir o acesso da população aos bairros, sem que tenha que buscar o entroncamento da BR-050 com a BR-262.