Nova escola no Bairro Rio de Janeiro deve começar a ser construída em 2024. A informação foi confirmada pelo secretário de Educação, Celso Neto, em entrevista à Rádio JM, assegurando que a licitação para obra deve sair até janeiro do ano que vem.
O titular da pasta informou que a instituição será voltada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Celso Neto explica que um estudo realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) constatou que o bairro Rio de Janeiro, junto com Maracanã e Girassóis, são as localidades com maior demanda por transporte escolar.
“Hoje, eles são transportados todos os dias em pontos específicos. Então, lá do Rio de Janeiro saem mais de dez ônibus todo santo dia para transportar esses meninos. Esse aluno do Rio de Janeiro vai lá para o Jardim Uberaba, lá na Escola Municipal Anísio Teixeira, no Jardim Triângulo, ou lá para o outro lado da cidade, no Alfredo Freire. Ele vai para todas as pontas da cidade para poder estudar, anda demais. Isso é ruim para ele, porque ele tem que estar muito tempo no transporte”, afirma Celso Neto.
Conforme o secretário, a pasta já iniciou a construção de um projeto arquitetônico e de engenharia para encontrar a implementação adequada para a edificação de escola na região. “O nosso objetivo é começar 2024 licitando uma unidade escolar no Rio de Janeiro e já estamos aí em segundo lugar, estudando a construção de uma unidade na região dos Girassóis também, que é uma região que cresceu bastante, é a segunda região que a gente mais tem [solicitação de] transporte escolar”, complementa.
A construção faz parte de uma proposta de organização do zoneamento de Uberaba. Celso explica que, apesar de a cidade ser bem setorizada, algumas unidades precisam ser melhoradas. Melhorias que dependem da construção destas unidades escolares.
“Por isso que eu estou falando que nós temos que construir e é um compromisso meu com a comunidade do Rio de Janeiro, do Maracanã, de toda a região. Então, que a gente comece 2024 já licitando uma obra para aquela região”, promete.
Além dessa unidade, a região inaugurou, há um ano, a Escola Municipal Dr. Aluízio Rosa Prata. A obra foi executada pela Construtora Toubes Ltda., com recursos próprios da ordem de R$3,8 milhões. Também está em construção um Cemei que deve ser inaugurado no começo de 2024, segundo Celso Neto. “Se Deus quiser, nós estamos acompanhando a obra e nós temos que construir mais uma escola para os meninos mais velhos também para o Ensino Fundamental 2, preferencialmente porque são muitos homens”, finaliza.
Construção do Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) no Rio de Janeiro está 25% executada. As obras começaram no fim de fevereiro e a empresa tem prazo de 10 meses para concluir o serviço. Se não houver atrasos, a unidade deve estar pronta para entrar em operação no início do ano letivo em 2024.
De acordo com o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Pedro Arduini, o andamento da obra está em ritmo normal e, até o momento, o cronograma de execução está dentro do prazo. Com isso, a expectativa é que não ocorram atrasos na entrega da unidade.
A obra do Cemei no Rio de Janeiro é composta de dois blocos. O primeiro possui alvenaria pronta e agora está sendo executada a estrutura metálica, além de instalações hidráulicas, acabamento de reboco e contrapiso finalizados. No segundo bloco, 50% da alvenaria está executada e 50% das instalações hidráulicas.
Com 1.514,30 metros quadrados, a unidade, quando estiver em operação, terá capacidade para atendimento de até 396 crianças em dois turnos, ou 188 crianças em período integral.
O investimento para a construção do novo Cemei Rio de Janeiro é de R$3.661.989,94. Os recursos são oriundos do governo federal, por meio de emenda do ex-deputado federal Franco Cartafina (PP).
Na assinatura da ordem de serviço, o parlamentar criticou a Prefeitura pela demora para dar o pontapé na construção da unidade. Segundo ele, a verba para a obra estava disponível em caixa desde o início do governo da prefeita Elisa Araújo (Solidariedade), mas a execução do serviço começou só em 2023.