Prefeitura fará contratação de consultoria especializada para elaborar Plano de Mobilidade Urbana de Uberaba. A informação é do secretário adjunto de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Claudinei Nunes, ressaltando que equipe é pequena e não tem condições de assumir o trabalho devido às demandas diárias já existentes.
Neste domingo (12), completa um ano da data-limite estabelecida pelo governo federal para as prefeituras apresentarem o plano, sob risco de ficarem impedidas de receber recursos do Orçamento Geral da União destinados à Mobilidade Urbana até a finalização do documento.
Apesar de não ter concluído o plano, Claudinei informou que Uberaba não sofreu penalidades porque a equipe apresentou ao Ministério de Desenvolvimento Regional, dentro do prazo, um diagnóstico que embasará a formatação do Plano de Mobilidade Urbana. “Entregamos antes do dia 12 de abril de 2022 e foi acatado pelo Ministério. Conseguimos protocolar e estamos positivos”, argumentou.
O adjunto posicionou que a perspectiva é que a consultoria seja contratada e comece a desenvolver o plano este ano. Segundo ele, a previsão é a entrega do documento entre 12 a 15 meses. Se não houver entraves, o material deve estar pronto em junho de 2024. “Dentro do governo da prefeita Elisa Araújo será concretizado”, assegurou, apesar do prazo apertado.