Além da reforma das instalações, que está com a licitação aberta, o Memorial terá implantado o projeto museológico e museográfico (Foto/Jairo Chagas)
Às vésperas da data em que o médium Chico Xavier completaria 113 anos, Prefeitura lança edital para selecionar empresa especializada para a reforma nas instalações do Memorial que conta a trajetória do líder espírita. As empresas interessadas em executar a obra têm prazo até 8 de maio para encaminhar documentação e propostas de preço.
O contrato para a reforma está estimado em R$1.482.896,47. Segundo o diretor do Memorial Chico Xavier, museólogo Carlos Vitor Silveira de Souza, a empresa vencedora executará reparos e uma reforma geral na estrutura física do prédio, além de realizar as adequações necessárias para preparar o espaço para a futura instalação das exposições interativas sobre a vida do médium. “Os projetos arquitetônicos, de iluminação, de elétrica, de climatização já estão prontos. Agora é definir a empresa para fazer a obra”, salientou.
Depois de concluída a obra de adaptação da estrutura, será possível começar a implementação do projeto Museológico e Museográfico do Memorial Chico Xavier. O local deverá ganhar uma sequência de espaços que costuram a trajetória de vida e ensinamentos de Chico, com plataformas imersivas que permitirão aos visitantes experiências sensoriais.
Incluindo a obra física e a instalação da nova parte de exposições, serão investidos cerca de R$5 milhões para a conclusão do projeto de revitalização do Memorial. Do montante, mais de 70% são provenientes de patrocínios de pessoas físicas e de grandes empresas de Uberaba e região, por meio da Lei Rouanet.
Por enquanto, o Memorial está fechado para visitação. A expectativa é que o espaço seja reaberto em 2024, já totalmente revitalizado. Após a reativação, estima-se que a atração receberá a visita de cerca de 90.000 visitantes por ano, provenientes de todas as partes do mundo. Se estivesse vivo, o médium completaria 113 anos neste domingo (2).