INEXECUTÁVEL

Prazo de 72 horas para sinalizar vias recapeadas não é viável, diz secretário

Gisele Barcelos
Publicado em 09/04/2024 às 20:38Atualizado em 10/04/2024 às 07:40
Compartilhar

Estabelecer prazo máximo de 72 horas para a sinalização de vias recapeadas não seria viável, de acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos e Obras, Antônio de Sousa Filho. A proposta está em tramitação na Câmara Municipal, mas recebeu parecer de inconstitucionalidade e teve a votação adiada devido a um pedido de vistas.

Em entrevista à Rádio JM, o titular da pasta manifestou que entende haver boa intenção no projeto em tramitação no Legislativo, mas ressaltou que é preciso aguardar o processo de cura do novo asfalto para a sinalização horizontal nas vias recapeadas. “72 horas não é [prazo] suficiente para a cura do asfalto. Estima-se um prazo entre 7 e 10 dias. Se sinalizar antes do período de cura, o asfalto absorve parte da tinta e tem que refazer a sinalização. Então, fazemos trabalho seguindo a técnica para não ter que repetir”, argumentou.

Para o secretário, a expectativa é que o Legislativo compreenda a inviabilidade de cumprir o prazo e, também, o transtorno que poderia causar o fechamento das vias até a pintura da sinalização horizontal onde houve o recapeamento. “Já recapeamos mais de 400 vias. Imagina interditar todas essas vias por 5, 6, 7 dias e só abrir circulação quando estiverem devidamente sinalizadas?”, questionou.

Por outro lado, o titular da pasta argumentou que os motoristas devem ficar atentos ao que está previsto no próprio Código de Trânsito Brasileiro e lembra que a legislação traz normas de circulação, estabelecendo que a preferência é de quem vier da direita em cruzamentos onde não houver sinalização.

Além disso, o secretário salientou que a sinalização está prevista no contrato do recapeamento e não é interessante para as empresas demorar em fazer a nova pintura, porque o pagamento é feito somente quando todo o serviço é concluído. No entanto, ele ponderou que chuvas podem interferir nos trabalhos e, também, a própria logística das empreiteiras. “Às vezes, a via está preparada, mas a máquina quebrou ou a tinta demorou para chegar. Pode ter uma série de intercorrências”, disse. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por