Reforma da UPA do Mirante entra na fase final e já recebe os primeiros mobiliários que irão compor a estrutura (Foto/Divulgação)
Com reforma na reta final, Prefeitura deverá entregar o prédio da UPA do Mirante para a nova entidade gestora no dia 29 de dezembro. No entanto, a unidade não reabrirá as portas de imediato. A expectativa é que o atendimento no local seja retomado até o fim de janeiro, segundo a prefeita Elisa Araújo (SDD).
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, não seria possível o retorno dos atendimentos de imediato na UPA do Mirante porque há uma série de preparativos operacionais que precisarão ser feitos pela entidade gestora assim que receber o prédio.
A titular da pasta lembra que, após a reforma do imóvel, todos os equipamentos serão reinstalados na UPA do Mirante e os aparelhos precisam ser calibrados para assegurar o funcionamento correto. Além disso, ela explica que deve ser feita a testagem da rede de gás para a instalação dos leitos da unidade.
Valdilene salientou que a nova entidade gestora está inicialmente focada em assumir as operações da UPA São Benedito e da UPA provisória sem paralisar o atendimento. Segundo ela, acrescentar a reabertura da unidade do Mirante neste momento poderia dificultar o processo. “Poderia ser conturbado e trazer prejuízos no atendimento à população. Então, optamos por fazer primeiro a transição das duas UPAs”, disse.