Antes do fim do ano, a prefeita Elisa Araújo (PSD) espera que ao menos mais uma unidade básica de saúde possa começar a funcionar no horário noturno. Se a meta for alcançada, Uberaba passará a contar com nove UBSs com expediente até 22h no segundo semestre.
O funcionamento noturno das unidades básicas foi um projeto lançado na gestão do ex-prefeito Paulo Piau (MDB), com abertura de seis postinhos até 22 horas. Na campanha eleitoral em 2020, Elisa prometeu ampliar o horário de atendimento no restante da rede, mas até agora apenas mais duas UBSs passaram a ter o expediente à noite.
Em entrevista à Rádio JM, a chefe do Executivo declarou que gostaria de ter conseguido avançar mais com abertura no horário noturno, mas argumentou que os efeitos da pandemia da Covid-19 no começo da gestão impossibilitaram de ampliar o número de unidades. “Mas continuo com esse objetivo a ser perseguido”, disse, negando ter desistido do projeto.
A prefeita reforçou que duas UBSs começaram este ano a oferecer o atendimento até 22h e declarou que a meta é ter mais uma com horário estendido no segundo semestre. “Temos que ter responsabilidade, e não colocar meta inalcançável. Até porque tudo isso custa um recurso a mais”, ponderou.
Dependendo das condições financeiras do município, a chefe do Executivo disse cogitar a possibilidade de oferecer o atendimento noturno em dias intercalados para facilitar o acesso ao tratamento preventivo e evitar a procura pelas UPAs. “Talvez a gente não consiga [ter a unidade aberta até 22h] todos os dias, mas, se tiver dias intercalados para que as pessoas que trabalham possam fazer o preventivo, vamos resolver esse problema que a gente herdou da pandemia”, finalizou.