O prefeito Anderson Adauto não vai mais fazer o caminho de Uberaba a Romaria a pé, como gostaria. Segundo ele, cumpre determinação médica, após realização de cirurgia de hérnia, a que se submeteu há menos de 30 dias.
Mas, garante que vai cumprir a promessa feita durante a campanha para sua reeleição. “Eu fiz uma promessa a Nossa Senhora de que se ganhasse a eleição, iria a pé até Romaria”, revelou ontem, garantindo que vai cumprir o prometido. Anderson Adauto anunciou ainda que irá transformar a Romaria do Paizinho numa ação da Prefeitura.
Entretanto, o assunto ainda não foi tratado com os organizadores, mas a intenção é criar uma estrutura para todos que quiserem ir a pé ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia. “Nós queremos criar, com isso, um embrião de um trecho igual ao caminho de Santiago de Compostela, na Espanha”, disse o prefeito, que acredita na transformação desse caminho numa atração turística.
Para ele, caso os organizadores da Romaria do Paizinho concordem, este será o último ano de realização deles. Anderson ressalta que a iniciativa do grupo é muito bem vista, com maior número de participantes a cada ano. “A Prefeitura vai assumir por inteiro essa caminhada, com a criação de estrutura, ao longo do caminho, para, não só os uberabenses, todos que queiram fazer o percurso”, disse. Segundo Anderson, as pessoas treinam indo a Peirópolis e depois fazem o caminho até Romaria.
Outra iniciativa que a Prefeitura deve também adotar é a criação de um caminho partindo de Peirópolis até o Desemboque, seguindo a trilha dos bandeirantes.