POLÍTICA

Prefeito confirma instalação de CAP no Instituto de Cegos

O prefeito Anderson Adauto (PMDB) confirmou ontem a instalação de um novo Centro de Apoio Pedagógico aos Deficientes Visuais em Uberaba (CAP)

Mára Santos
Publicado em 27/10/2009 às 00:33Atualizado em 20/12/2022 às 09:50
Compartilhar

O prefeito Anderson Adauto (PMDB) confirmou ontem a instalação de um novo Centro de Apoio Pedagógico aos Deficientes Visuais em Uberaba (CAP). O assunto foi abordado durante a assinatura da renovação de convênio de cessão de professores para o Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC). A cerimônia realizada na sede da instituição contou com a presença dos secretários municipais de Educação, Marcos Bordon, e de Desenvolvimento Social, Maria Thereza Rodrigues da Cunha.

O secretário explicou que a parceria com ICBC já existe desde 1988, sendo renovado anualmente. O valor do convênio é de R$ 414 mil e são repassados mensalmente ao instituto R$ 17 mil. São 17 profissionais cedidos pelo município para trabalhar a educação inclusiva. O secretário adiantou que futuramente será celebrado convênio do livro acessível com confecção digital para uso dos alunos com deficiência visual, lembrando que Uberaba é polo da Educação Inclusiva e está dando assessoria a 39 municípios da região. “Temos o compromisso de levar a educação inclusiva para as escolas públicas. Que ela não fique acontecendo somente nas organizações não-governamentais”, observou o secretário.

Anderson Adauto comentou as denúncias de irregularidades contra a instituição, mas que estava ali como prefeito e que esta questão deve ser resolvida com quem tem de ser de direito. Sobre a instalação de um novo CAP no município, ele afirmou que já existe estudo neste sentido e que deverá ser montado no Instituto de Cegos.

Na opinião do prefeito, não há por que gastar com a instalação do centro em outro lugar se no local já existe estrutura adequada para o serviço. “Já está decidido. Optei por fazer com que Uberaba exerça seu papel de cidade-polo. Temos condições de ter dois CAPs e a Prefeitura está trazendo estes recursos, já que o governo federal está colocando este trabalho à disposição da cidade”, frisou o prefeito.

Denúncias. O presidente do ICBC, Wilson Adriano Abrão Borges, confirmou a instalação do CAP no Instituto e Cegos e aproveitou a oportunidade para salientar que denúncias de irregularidades apresentadas na Câmara de Vereadores na semana passada serão rebatidas após receber cópia da sessão onde a questão foi levantada.

O assunto foi discutido em sessão ordinária na Câmara de Vereadores, quando representante do CAP estadual instalado na Escola Estadual Alceu Novaes levou até os parlamentares preocupação com a ameaça de extinção do órgão pelo Estado, o que não foi confirmado pelo prefeito.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por