O prefeito Luizinho do Doca, à direita, renunciou ao cargo para viabilizar candidatura do filho a vereador e Marco Aurélio, à esquerda, assume a Prefeitura de Veríssimo (Foto/Reprodução)
Veríssimo terá novo prefeito a partir desta semana. Luiz Carlos da Silva – Luizinho do Doca (PV), renunciou ao cargo antes do feriado e o vice Marco Aurélio Hortêncio já foi convocado pelo Legislativo para assumir o posto. O substituto será empossado no cargo na quarta-feira (3), em sessão solene na Câmara Municipal.
A reportagem do Jornal da Manhã tentou contato com o ex-prefeito de Veríssimo para questionar sobre os motivos da renúncia, mas não teve retorno até o fechamento desta edição. Extraoficialmente, a informação é que a medida foi tomada para viabilizar a candidatura do filho a vereador na cidade. Isso porque a Constituição Federal estabelece como inelegíveis tanto o cônjuge quanto os parentes consanguíneos até segundo grau ou por adoção do prefeito.
Pela lei, se Luiz Carlos não tivesse renunciado ao cargo de prefeito, os parentes próximos que não estão em busca de reeleição estariam impedidos de disputar vaga na Câmara Municipal de Veríssimo. A restrição abrange cônjuge, mãe, pai, filhos biológicos ou adotivos, irmãos, avós, netos, cunhado, genro, nora, sogros e enteados do detentor de mandato no Executivo.
Segundo as informações da Justiça Eleitoral, a regra tem o objetivo de evitar que candidatos sejam privilegiados nas campanhas pela relação familiar com os Chefes do Poder Executivo e acabem sendo beneficiados pelo fato de a máquina administrativa estar nas mãos de um parente.