Prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) vão tentar convencer a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a rever o modelo de concessão para a BR-262, no trecho de quase 500 quilômetros entre Uberaba e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Os chefes de Executivo participaram de audiência pública, em Brasília, promovida pela ANTT para discutir o projeto da nova concessão. Os prefeitos apresentaram à direção da agência ofício com manifesto solicitando a reavaliação da contratação de nova concessionária até que se façam os ajustes necessários para atender às expectativas de milhões de usuários impactados pela BR-262/MG, trecho Uberaba/Betim.
Estudos da Nova Proposta de Concessão para o Trecho de 438,90km da BR-262/MG, entre Uberaba/Betim, consta apenas a duplicação para mais 44km (10% da extensão total do trecho entre Betim e Uberaba), 127km de 3ª faixa (63,5km, aproximadamente, para cada lado, o que equivale a 15% do total em cada sentido) e uma dezena de curvas que terão traçado corrigido.
Participaram da reunião em Brasília a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (Solidariedade), e os prefeitos de Água Comprida, Alexandre de Almeida Silva; de Sacramento, Weslley de Santi de Melo, e de Veríssimo, Luiz Carlos da Silva.
Para a prefeita Elisa Araújo, o objetivo é de que seja feita a reavaliação da contratação de nova concessionária até que se façam os ajustes necessários para atender às expectativas dos usuários impactados pela BR-262/MG, trecho Uberaba/Betim.
“Estamos solicitando que sejam refeitos os estudos de tráfego e, também, uma campanha de conscientização no trânsito, já que a previsão de início das obras é em 2024, mas para que até lá possamos ter motoristas utilizando a rodovia de forma mais consciente, pois, às vezes, perdem a vida por um minuto de distração”, disse a prefeita Elisa.
No manifesto, os prefeitos solicitaram a revisão dos estudos de tráfego, uma vez que os dados das contagens em campo foram elaborados durante a segunda onda da pandemia: a revisão das taxas de crescimento do tráfego e a revisão dos dados de crescimento do PIB de 2022.
Segundo Elisa Araújo, a região do Triângulo Mineiro, uma das mais pujantes do país, concentra um dos mais importantes polos agrícolas, sedia o maior sítio atacadista do interior brasileiro e abriga também um diversificado polo industrial e comercial, o que a torna uma região de importância significativa na composição do PIB mineiro e brasileiro, apresentando média de crescimento do PIB 40% maior que a média nacional. E, para o escoamento de toda essa produção, é fundamental a duplicação da BR-262.