Na quinta-feira (7), a Prefeitura Municipal de Uberaba promove a primeira audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana de Uberaba. O evento tem como objetivo apresentar o diagnóstico e prognóstico da mobilidade urbana de Uberaba, sua metodologia de execução, resultados das pesquisas e diretrizes, além da oportunidade de a população em geral participar com sugestões e esclarecer suas dúvidas.
Em setembro passado foram apresentados dados preliminares do diagnóstico, que à época mostraram que 39% dos deslocamentos na cidade são feitos por automóvel; 23%, a pé, e 16%, por meio do transporte coletivo público.
Além disso, o trabalho é o principal destino das viagens, com origem em casa para 59% das pessoas, ficando a escola em segundo lugar, com 26%. Compras e lazer chegam a 6% e para tratamento de saúde, a 3%.
Durante a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Uberaba, a Prefeitura realizou, no mês de agosto, duas oficinas. A equipe técnica da Secretaria de Planejamento se reuniu com engenheiros, arquitetos e designers do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM) e do grupo Arquitetos e Urbanistas Reunidos e Associados (Aurea).
Durante as oficinas técnicas foram apresentados os resultados iniciais das pesquisas realizadas pelo consórcio responsável pela elaboração do plano.
A elaboração do plano começou em março deste ano e tem previsão para conclusão em 15 meses. Ele está a cargo do consórcio PlanMob, formado por três empresas, com acompanhamento de uma comissão técnica municipal, formada pelas equipes técnicas de oito secretarias, além da Codau e da Cohagra.