PAGAMENTO

Prefeitura busca alternativa para repassar recurso do piso da enfermagem à Funepu

Publicado em 23/11/2023 às 20:56
Compartilhar
Unidade de Pronto Atendimento do São Benedito, ainda sob responsabilidade da Funepu, onde enfermeiros estão apreensivos quanto ao recebimento (Foto/Arquivo)

Unidade de Pronto Atendimento do São Benedito, ainda sob responsabilidade da Funepu, onde enfermeiros estão apreensivos quanto ao recebimento (Foto/Arquivo)

Procuradoria-Geral do Município busca alternativas para efetuar o repasse financeiro do Ministério da Saúde como auxílio para o pagamento do piso nacional da enfermagem, à Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu). A medida se faz necessária visto que a instituição não possui a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas). O vereador Tulio Micheli alertou sobre a possibilidade de os enfermeiros e técnicos em enfermagem da instituição, ainda responsável pela gestão das UPAs, ficarem sem receber o piso, retroativo a maio.

Na semana passada, o Ministério da Saúde encaminhou R$5.813.274,10 a Uberaba, como auxílio para o pagamento do piso da enfermagem, referente ao período de maio a setembro. Profissionais que foram previamente cadastrados pelas instituições serão beneficiados. 

A Prefeitura de Uberaba informou, que receberam os repasses até a quarta-feira (22), o Hospital Hélio Angotti, Fundação Gregório Baremblitt, Hospital da Criança, Hospital Regional José Alencar, Instituto Maria Modesto, Mário Palmério Hospital Universitário, Casa de Diálise e Beneficência Portuguesa. A Funepu não consta na lista.

Recentemente, foi publicado no diário oficial do município, o Porta-Voz, o repasse às instituições de saúde de Uberaba, referente a assistência financeira complementar da União, destinada ao pagamento do piso nacional dos enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras, previsto na Lei 14.343/22. A Funepu receberia o montante de R$1.196.155,10.

Segundo a Prefeitura de Uberaba, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem contemplados pelas portarias do Ministério da Saúde, receberão as parcelas do complemento conforme critérios estabelecidos por portaria do Ministério da Saúde, que também é responsável por realizar os cálculos do recurso, atendendo à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

A Funepu disse, que sobre o piso da enfermagem, o valor será repassado respeitado o cronograma do Ministério da Saúde. A fundação destacou ainda, que não tem controle sobre este cronograma e repassa aos colaboradores as informações que são encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por